Com uma proposta que une cultura e gastronomia, o Mercado Público Barrageiro abrirá suas portas na próxima terça-feira (26), às 17h. Construído pela Itaipu Binacional, o local é administrado pelo Itaipu Parquetec.
“O Mercado Público Barrageiro é uma contribuição importante da Itaipu para a cidade de Foz do Iguaçu que contará com nosso apoio e do Itaipu Parquetec para se consolidar como um ponto de encontro da população e como atrativo turístico, com produtos e serviços a preços competitivos e atraentes”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
A poucos dias da inauguração, os lojistas correm com os últimos preparativos, para estarem prontos para atender à comunidade. A expectativa, em geral, é de grande movimento.
Uma das atrações é a Usina Beer Box, cervejaria que presta homenagem à Itaipu. São vários os detalhes que remetem ao empreendimento binacional, com as 20 torneiras, em alusão aos condutos forçados da usina. O local deve, inclusive, comercializar uma cerveja exclusiva, chamada Barrageiro, que será lançada em janeiro.
Até a próxima terça, o dono da cervejaria, Fábio Alexandre de Campos Rigo, quer concluir os últimos detalhes e acabamentos, como os painéis com imagens históricas da usina. “Desde quando começaram a falar em mercado municipal, já tinha interesse em participar”, afirma. “Foz tem um grande potencial, principalmente pela movimentação de turistas e mercado público é sempre um atrativo”.
Ao lado da cervejaria, os sócios Marcos Alberto Bringel Júnior e João Victor Gonçalves estão deixando o box com a cara da Big Pastéis Foz. Eles também se prepararam há tempos para estar no mercado municipal. Enquanto não ficava pronto, estavam trabalhando com delivery. “Este mercado vai ser um diferencial da cidade”, avalia Marcos. “A expectativa é que gere um bom faturamento, não só pelos turistas, mas pelas pessoas da cidade. Faltam opções em Foz”, completa João Victor.
O nome Mercado Público Barrageiros remete aos tempos da construção da Itaipu, quando funcionava no local a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), atendendo justamente ao público envolvido com a obra. Mas, apesar de fazer alusão a esse passado, o novo mercado reflete a diversidade cultural da Foz do Iguaçu de hoje.
Exemplo disso é o Empório Conexão Mineira, que vai comercializar diversos produtos daquele estado, como doces, cachaças, farinhas, temperos, entre outros. “Pelo que estou vendo, este mercado vai ser uma experiência muito boa. É um lugar gostoso para as pessoas se reunirem. Vai ser um ponto de encontro”, afirma a empresária Michele Gonçalves Aneli, dona do empório.
Além da culinária mineira, o local também vai contar com gastronomia oriental, árabe, brasileira, entre outras. Outro aspecto importante do novo mercado é o apoio à cultura local. O espaço contará com uma programação cultural de quinta a domingo. Isso chamou a atenção dos donos da Sublifalls, que até recentemente tinha endereço no centro da cidade, mas está se transferindo para o novo mercado. A loja comercializa camisetas, miniaturas, mangás e acessórios que fazem sucesso com o público geek e fãs de anime.
“Desde que a gente conseguiu este espaço, temos trabalhado arduamente para finalizar os preparativos. Estamos muito animados também porque vai ser um espaço cultural”, afirma Cristiana Rendeiro, que empreende em sociedade com o marido Maurício. A loja também é responsável pelos eventos Geek Foz, que eles pretendem realizar no novo espaço.
Ao todo o mercado conta com 55 boxes, que também incluem confeitaria, padaria, produtos coloniais, hortifruti, produtos para a saúde e bem-estar, pizzaria, sorveteria e açaí. O Mercado Público Barrageiro também cumpre com uma função social, com boxes para cooperativas de agricultores familiares e associações sem fins lucrativos, que receberão benefícios para consolidar sua operação no local.
Fonte: Comunicação/Itaipu