Mais de mil pessoas participaram, presencialmente ou on-line, de uma ação promovida pela Itaipu Binacional e pelo Turismo Itaipu para escolher o nome de duas lontras nascidas no zoológico do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), unidade de conservação que faz parte do Complexo Turístico Itaipu.
Netuno e Maya foram os nomes mais votados, com 369 e 363 votos, respectivamente. No total, foram 1.179 votos, com 648 votos on-line e 531 votos presenciais (algumas pessoas que votaram presencialmente optaram por registrar o voto em apenas um dos nomes).
A iniciativa tem como objetivo principal promover a conscientização ambiental e o envolvimento da comunidade com a fauna protegida pela Itaipu, além de aproximar o público dos trabalhos de preservação realizados no Refúgio. Com esse tipo de ação, a Itaipu reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a educação ambiental.
Os filhotes de lontra (Lontra longicaudis) nasceram no RBV em junho de 2024. Trata-se de um predador que se alimenta principalmente de peixes e crustáceos, mas também de anfíbios, mamíferos, insetos e aves. A preservação da qualidade da água é vital para a sobrevivência dessa espécie que vem gradualmente desaparecendo de certas regiões da Mata Atlântica, onde é considerada vulnerável à extinção.
Netuno e Maya podem ser vistos pelo público no recinto das lontras do RBV. Além das lontras, o refúgio da Itaipu já registrou nascimentos bem-sucedidos de harpias, onças e antas, entre outros animais. Para visitar o refúgio, é possível adquirir ingressos online no site www.turismoitaipu.com.br e se dirigir ao Centro de Recepção de Visitantes.
Fonte: Comunicação/ Itaipu