A partir da próxima segunda-feira (23), o prédio da recepção do Ecomuseu de Itaipu ficará fechado temporariamente para a troca das exposições projetadas no museu. Antes do fechamento temporário, uma boa dica é aproveitar o fim de semana para visitar as mostras.
As exposições são gratuitas e podem ser vistas das 8h30 às 16h. A visita é feita diretamente no local, sem necessidade de agendamento. A previsão é que a reabertura ocorra em três a quatro semanas, com novas mostras.
Atualmente, estão projetadas no Ecomuseu as exposições “Da construção à conservação” e “Itaipu: uma obra diplomática”. Na sequência será aberta a projeção “Ciência na Esfera” e serão expostas outras duas mostras de artistas locais, uma com fotos da região e outra com ilustrações botânicas em aquarela.
As exposições atuais contam com objetos da época da construção, painéis informativos e mapas interativos em 3D, entre outros.
“Da construção à conservação”
A primeira exposição, localizada no piso superior, retrata a história da construção da usina por meio de fotos, infográficos, textos educativos e objetos da época. Também é possível ver de pertinho como eram os alojamentos dos trabalhadores da construção da usina, os barrageiros.
A segunda parte da exposição destaca os impactos ambientais da construção na região e descreve as medidas adotadas pela Itaipu para assegurar que nenhuma espécie da fauna e flora local fosse prejudicada durante o processo.
“Itaipu: uma obra diplomática”
Já a segunda exposição, intitulada “Itaipu: uma obra diplomática”, é um espaço interativo com intervenções informativas a respeito dos trâmites diplomáticos e políticos que antecederam a construção da Usina. A exposição conta com mapa interativo em 3D, audioguia e tour pela usina em 3D.
Como visitar?
O Ecomuseu de Itaipu está localizado na Av. Tancredo Neves, 6001 – Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu – PR. A visita é gratuita, necessitando apenas de cadastro de visitação por meio de um formulário na recepção.
Dias e horários de visitação
Quarta-feira a segunda-feira, das 8h30 às 16h.
Fonte: Comunicação/Itaipu