A Itaipu Binacional vai ceder o transporte para voluntários de Foz do Iguaçu e região que desejam apoiar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O ônibus com 44 lugares parte na segunda-feira (dia 13), por volta das 18h, do Gramadão da Vila A.
Os voluntários ficarão cinco dias no Estado, na região metropolitana de Porto Alegre, prestando apoio médico, realizando operações de busca e resgate, acolhimento, urgência e emergência. A comitiva terá a participação de bombeiros civis, estudantes e profissionais de saúde da região.
O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, reafirmou o compromisso integral da empresa com o apoio às vítimas das enchentes, que se somam aos esforços do governo federal para minimizar os impactos da tragédia.
“Na semana passada, a Itaipu já enviou profissionais bombeiros e embarcações para apoiar os primeiros regates. Além disso, nos últimos dias, o programa Força Voluntária da Itaipu contribuiu para a arrecadação de mantimentos a serem enviados. Agora, apoiamos o transporte de voluntários para reforçar o atendimento à população”, destacou.
A Binacional também está dando suporte às equipes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e de Guaíra, que estão se deslocando para contribuir nas buscas e resgates.
Bombeiros
A equipe de Corpo de Bombeiros da Itaipu chegou ao Rio Grande do Sul no último dia 4 e ficou seis dias no Estado, atuando no resgate de vítimas. Foram enviados oito bombeiros do quadro da Itaipu, viaturas, quatro embarcações, uma moto aquática e materiais de resgate, como cordas e coletes salva-vidas.
Enfermeira do corpo de voluntários de Canoas, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, Caroline Chaves disse que o apoio da Binacional foi fundamental. “Eu preciso agradecer vocês por tudo que foi feito. Sem vocês, aquelas vidas iam se perder”, declarou, no início da semana. “A gente deu o melhor para salvar as pessoas e conseguiu.”
Fonte: Comunicação/Itaipu