Após as intensas chuvas registradas nas últimas horas que provocaram as inundações dos bairros San Rafael e San Agustín de Ciudad del Este, a Itaipi, por meio de sua Assessoria de Responsabilidade Social, lançou neste domingo, 29 de outubro, o plano de atendimento a algumas das 60 famílias afetadas, facilitando a evacuação imediata para áreas altas e seguras.
Segundo as previsões, um total de 120 famílias teriam sido afetadas pelas enchentes do rio Paraná. A ajuda da Binacional também incluirá a entrega de crachás e kits de alimentação para amenizar as consequências das últimas tempestades registradas em vários departamentos do vizinho país.
A operação começou na manhã deste domingo por uma equipe de trabalho coordenada pela Assessoria de Responsabilidade Social da Binacional em conjunto com grupos organizados de diversos departamentos e diretorias da Entidade. Também acompanham o trabalho funcionários da Secretaria Nacional de Emergência (SEN) e do Governo do Alto Paraná.
A primeira ação consistiu na evacuação urgente das famílias afetadas para os abrigos montados para este tipo de contingência. A mudança emergencial incluiu necessidades básicas, além de roupas e calçados para crianças e adultos. Para isso, a Binacional disponibilizou celulares e pessoal de apoio.
Rogelio Sallaberry, assessor de Responsabilidade Social da ITAIPU, comentou que a operação busca colaborar com as ações do governo nacional no apoio necessário à transferência das famílias para abrigos seguros. Neste contexto, a Entidade forneceu toldos e banheiros portáteis e instalações elétricas temporárias para serem utilizados na sede da Subseção Ciudad del Este, onde foi instalado o abrigo.
Indicou que, através de um levantamento de dados, podem ser identificadas necessidades urgentes, incluindo o fornecimento de mais viaturas e estivadores, fornecimento de mantimentos e materiais de construção para serem utilizados nos acampamentos, provisões, entre outros.
Da mesma forma, Sallaberry destacou que as famílias afetadas serão permanentemente informadas sobre os níveis de inundação e as ações a serem tomadas, de acordo com os relatórios hidrológicos e meteorológicos fornecidos pelas áreas técnicas da Binacional.
Por sua vez, o ministro Arsenio Zárate, da Secretaria Nacional de Emergências (SEN), informou que os danos mais significativos foram registados em Hernandarias e outros departamentos, onde bairros inteiros foram completamente inundados. Como medida emergencial, o SEN enviou motobombas para liberar as águas estagnadas e junto à ITAIPU e às Forças Armadas estão trabalhando na logística de evacuação, disponibilizando veículos e pessoal.
Assistência em Pilar
Da mesma forma, a Itaipu, em coordenação com representantes do Governo, do Município de Pilar, do SEN e do Ministério da Defesa Nacional, está finalizando os detalhes para prestar apoio a cerca de 400 famílias afetadas pela recente tempestade. Na região, estão sendo descarregados caminhões com o primeiro lote de 4 mil placas, mantas e 1 mil mantimentos para distribuição.
Fonte: Itaipu/ PY