Após 35 anos de promessas, foi anunciado que o trem-bala que liga o Rio de Janeiro a São Paulo deve iniciar suas operações em 2032. O custo do projeto gira em torno de R$ 50 bilhões e o objetivo é impulsionar o transporte entre as duas maiores cidades do país. Podendo chegar a uma velocidade de até 300km/h, o tempo de deslocamento seria de apenas 1 hora.
No início do ano passado, a autorização para a sua construção já havia sido dada, porém ainda era necessário negociar com as cidades por qual o trem iria passar e conversar com os investidores em potencial.
Até hoje, seis acordos de confidencialidade já foram firmados com grupos internacionais que demonstraram interesse em investir no projeto. Além das conversações para captação de recursos no chamado Mercado Verde.
O projeto do trem-bala é um dos esforços do governo de investir na malha ferroviária brasileira.
O projeto incluirá estações em São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
ESTUDOS
O cronograma do projeto determina que os estudos de viabilidade sejam entregues até o final de dezembro de 2024.
Diferente de outros empreendimentos, o financiamento do trem bala vem do setor privado, o que evita dependência de fundos federais.
Esse projeto também beneficiará a integração e o desenvolvimento das regiões envolvidas, deixando o Brasil ao lado da China, França e Japão nos países detentores de transporte ferroviário de alta velocidade.
O início da construção está previsto para 2027 e é um dos projetos mais ambiciosos do Brasil.
A informação foi publicada originalmente pelo portal "Pontos pra Voar'.
Fonte Diario do Litoral