A proposta é que a ponte seja habilitada numa primeira etapa para veículos leves, enquanto as obras continuam nas duas cidades e uma segunda alternativa é que também seja permitido o trânsito de caminhões descarregados e aqueles com carga continuem passando pela Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.
“É preciso descomprimir a ponte dessa fronteira, imagine como teria sido a travessia dos visitantes nesse feriado prolongado no Brasil que causou o colapso do trânsito fronteiriço, quantas oportunidades perdidas, quantas pessoas teriam desistido de cruzar tão somente para não estar tantas horas na fila”, disse a Dra. Natalia Duarte, presidente do Conselho de Desenvolvimento Oriental (Codeleste), à ??imprensa.
Sustentou que “não se trata de uma abertura pensada apenas para o turismo, para os comerciantes, mas para o cidadão comum que atravessa diariamente a fronteira para diferentes tarefas e também para os camiões descarregados que atravessam a fronteira e que apenas necessitam de um scanner para a certificação de seu estado. Destacou ainda, que estão convidados representantes dos vários sectores económicos e sociais da região porque é do interesse de todos promover a pronta habilitação da Ponte da Integração".
Abertura ocorreria antes do final do ano, segundo MOPC
Neste contexto, refira-se que a Ministra das Obras Públicas, Claudia Centurión, após uma recente visita ao local das obras complementares do Presidente Franco, disse que estão a ser feitos trabalhos para que a ponte esteja operacional antes do final do ano, mesmo qu ela havia mencionado anteriormente o mês de outubro. Na ocasião, ela deu essa informação ao prefeito de Franco, o engenheiro Roque Godoy, durante uma visita.
Há cinco empreitadas em andamento no entorno da nova ponte, tanto civis quanto rodoviárias para o Corredor Metropolitano Leste. O avanço é em média de 60%, entre obras já em fase de conclusão e outras em fase inicial. Para a abertura da passagem é necessária a conclusão das obras civis da área primária e das obras dos lotes urbanos.
As obras em desenvolvimento são o lote viário urbano que contempla as vias de ligação da ponte, na área trifronteiriça, ao setor urbano de Presidente Franco. É a obra em fase de conclusão e está a cargo da Construtora Acaray. O segundo é o lote rural nº 1, que faz a ligação com a rota PY02 no km 17,60 e também um trecho de ligação com a Avenida Monday, no bairro de Los Cedrales. Está a cargo do Consórcio CT Vial.
A terceira empreitada diz respeito ao lote rural n.º 2, que é responsável pela ligação rodoviária sul até um troço e está a cargo do Consórcio Mediterrâneo. Este lote rural incluiu a pavimentação do acesso ao Monumento Científico Moisés Bertoni, do Presidente Franco, obra já concluída. Os próximos dois projetos são de obras civis. Uma delas é para a zona aduaneira primária, a cargo do Consórcio TIV (Tocsa, Implenia e Vial del Sur SA).
A outra obra civil é do terminal de cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (Annp), a cargo do Consórcio CEP (Caldetec. Edivi SA – Puntal Construcciones). Situa-se a 1,8 quilómetros do acesso à ponte. A construção da Ponte Segunda está prestes a começar e a empresa responsável é o Consórcio Ponte Segunda (Heisecke – Construpar).
Fonte: LN