A Invest Paraná lançou ontem terça-feira (27) em parceria com a Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, o Programa de Incubação Shopee VRS. A ação vai capacitar no período de três meses 30 pequenos empreendedores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) para vender seus produtos na plataforma..
A parceria da agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado com a empresa tem o objetivo de dar mais visibilidade aos produtos do VRS, programa que valoriza as qualidades econômicas de cada região do Paraná, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de produção.
O Vocações Regionais Sustentáveis atua em quatro regiões: na Mata Atlântica, no Litoral, com a venda de produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva mate e pinhão; no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local; e no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.
O Programa de Incubação Shopee VRS oferecerá uma série de treinamentos para os empreendedores. A capacitação vai envolver tópicos essenciais para as vendas on-line como logística, embalagens, prazos de validade, entre outros. A parceria também prevê a criação de uma página exclusiva de produtos do VRS na plataforma da Shopee.
“Essa parceria vai permitir que os pequenos empreendedores do VRS tenham uma gôndola eletrônica para vender seus produtos não só no Paraná, mas para todo Brasil, e de forma simplificada. Será uma inclusão digital, permitindo que esses empreendedores tenham acesso a vendas on-line, com a Shopee dando assessoria completa na plataforma”, destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.
Head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann afirma que a empresa está animada com a parceria. “Queremos fomentar as vendas dos pequenos produtores do VRS e contribuir com o desenvolvimento desses negócios”, comentou.
MAIS VENDAS – Proprietário da Cachaçaria Estação Antonina, no Litoral, Hamilton Cerqueira Lima será um dos empreendedores da capacitação. Com o treinamento, ele espera deslanchar as vendas on-line, que hoje são feitas de forma esporádica. A previsão, aponta Lima, é de que as vendas possam crescer até 30% – atualmente, a empresa vende entre 2 mil e 3 mil litros de cachaça por mês.
“Essa é uma oportunidade de a gente crescer. Hoje vendo pouco na internet, por isso estou nesse processo com a Shopee, que vai nos trazer um amplo mercado para comercializarmos para o Brasil inteiro”, disse.
Elizabete Capeleti, do Grupo Capeleti, de União da Vitória, que produz produtos de erva-mate, diz que acredita que a capacitação do marketplace vai melhorar as transações on-line da empresa. Ela calcula a possibilidade de expansão entre 10% e 20% nos pedidos dos dois produtos que vai incluir no espaço do VRS na Shopee: um chá mate de preparação rápida e um energético em pó também de erva-mate
“A Shopee veio para trazer mais visibilidade, aproveitando esse engajamento do governo do estado em fortalecer o mercado dos pequenos e médios produtores, principalmente do interior. É importante essa parceria porque dentro da plataforma teremos mais visibilidade e, consequentemente, vendas maiores dos nossos produtos, facilitando a entrega aos clientes”, afirmou Elizabete.
Já a empresária Juliane Rutckeviski, da empresa Inyd Clean, de São Mateus do Sul, também na região Sul do Estado, pretende ganhar divulgação com a parceria da Invest Paraná com a Shopee. A empresa desenvolveu há cerca de um ano um detergente mais sustentável, que elimina de sua composição uma série de produtos nocivos ao meio ambiente a partir da utilização de extrato de erva-mate.
“Queremos divulgar o produto com essa parceria com a Shopee, além de poder aprender sobre logística, sobre vendas na internet e aumentar esse campo. Hoje, vendemos muito pouco pela internet. Espero aprender para aumentar a logística, a divulgação e o conhecimento da nossa marca”, afirmou.
SHOPEE – A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores em uma experiência de compra fácil e segura. Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo. A empresa possui 10 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o País para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.
A Shopee tem como compromisso ajudar marcas e empreendedores locais a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia do país. A plataforma faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.
Fonte: AEN