O programa da Copel que está levando gradualmente a automação do sistema elétrico às unidades consumidoras no Paraná fechou o ano de 2023 com 615 mil domicílios com medidores inteligentes instalados. O Rede Elétrica Inteligente, como é chamado este conjunto de soluções, já está presente em 81 municípios paranaenses. O investimento previsto para as primeiras fases do programa, cobrindo todo o Sul do Estado, é de aproximadamente R$ 820 milhões. Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel.
A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento – tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo.
Os novos dispositivos tornam automática a leitura do consumo, informam diretamente o centro de controle da Copel sobre falhas de energia e permitem comandos remotos para restabelecer o fornecimento de energia em caso de desligamentos, otimizando a administração dos serviços de eletricidade.
TROCA DE MEDIDORES – A substituição gradativa dos relógios de luz convencionais pelo medidor inteligente está em andamento em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande – além de Irati, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul e São Mateus do Sul. O trabalho é conduzido pela empresa contratada Eleng.
A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que o consumo de energia fica desativado na unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel.
SERVIÇOS DIGITAIS – Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O app também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.
Como o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.
Fonte: AEN
Muito boa tecnologia, Isso ajuda muito, mas como vejo o comentários , temos que melhorar a infraestrutura , de distribuição da Rede Elétrica , onde Realmente , qualquer , ameaça de ventos, ou ate mesmo um chuva fraca, pronto já se da pico de luz, e queda de energia, onde demora horas, a ultima se teve o tempo de 1 hora de corte do fornecimento, creio que melhorar isso, e juntamente com as equiparações, e adequações, da rede elétrica, substituição dos fios ( Velhos ) essa tecnologia, vai ser muito útil, e de um peso enorme , nos serviços digitais, Parabéns pela inovação ,,,,
Será a solução, creio que em primeiro lugar tem que fazer uma reforma na rede de distribuição, moro em Foz do Iguaçu, qualquer chuva já fico sem energia, fiação velha muitas emendas, postes tortos, não aguenta o preso, regulamentar a fiação de internet, e vergonhoso um emaranhado de fios