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Procon Foz do Iguaçu faz mutirão on-line de renegociação de dívidas bancárias

Consumidores terão a oportunidade de rever créditos contraídos com bancos e instituições financeiras que não possuem dados em garantia, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado

Publicada em 13/03/2025 às 09:04h | Foz ao Vivo 

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Procon Foz do Iguaçu faz mutirão on-line de renegociação de dívidas bancárias
 (Foto: PMFI)


O Procon Foz do Iguaçu promove até o dia 31 de março de 2025, em parceria com Procon-PR, Procons Brasil e Febraban, um mutirão on-line de renegociação de dívidas com bancos e instituições financeiras

A negociação é feita de forma virtual, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. Os consumidores também pode buscar atendimento e orientações presencialmente no Procon de Foz, localizado na Avenida Brasil, nº 1.172. Além disso, o consumidor poderá negociar diretamente com o banco no qual tem a dívida.

De acordo com Sidney Rodrigues Calixto, diretor do Procon Foz do Iguaçu, o consumidor poderá aproveitar essa oportunidade para negociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras que não possuem bens dados em garantia. “O principal objetivo do mutirão é facilitar a vida do cidadão, que vai poder negociar suas dívidas com a obtenção de bons descontos e seguir com sua vida financeira com maior tranquilidade".

O diretor do Procon ressalta que o mutirão é para renegociar apenas as dívidas que o consumidor reconhece como válidas, ou seja, aquelas que ele admite a existência. "A negociação não deve ser solicitada para aquelas dívidas que não são reconhecidas", reforça.

Como fazer a renegociação

Para participar do mutirão, basta o consumidor fazer o registro na plataforma www.consumidor.gov.br. O acesso é feito com a mesma senha utilizada no portal gov.br. 

O consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Os fornecedores participantes têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o pedido. Terminado esse prazo, o solicitante tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

No momento do preenchimento do registro do atendimento, é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores. 

Ainda durante o mutirão, os consumidores terão acesso à plataforma meubolsoemdia.com.br, onde estão disponíveis conteúdos relevantes sobre educação financeira e como evitar endividamentos. 

Fonte: PMFI




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