O Parque Nacional do Iguaçu, localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina, será o destino de 1.500 trabalhadoras da limpeza que estão se preparando para viver um Dia Internacional da Mulher inesquecível. Elas visitarão pela primeira vez as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, no sábado, dia 9 de março.
Mais de 90% do grupo de mulheres conhece a paisagem das Cataratas do Iguaçu apenas pela televisão. A iniciativa é conduzida pela Feaconspar-PR e Siemaco (Federação e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação), contando com o apoio da concessionária Urbia Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio, Prefeitura de Foz do Iguaçu, e o patrocínio da Itaipu Binacional.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher em Foz do Iguaçu, milhares de trabalhadoras, de todo o Paraná, viajarão até 15 horas de ônibus, como é o caso das moradoras de Paranaguá, que percorrerão 725 quilômetros de estrada, de uma ponta a outra do estado, até chegar ao Parque Nacional do Iguaçu.
Roteiro especial em Foz do Iguaçu
Depois do passeio, o grupo seguirá ao hotel Grand Carimã onde haverá atendimento jurídico, médico, orientação para qualificação profissional e encaminhamento de emprego para o setor, tudo gratuito. À noite, a programação estará composta por palestras, sorteios e baile. Domingo (10) após o almoço, elas retornarão aos seus lares.
Sobre o evento
O Dia Internacional da Mulher Siemaco e Feaconspar é reconhecido como o maior evento de trabalhadoras do Brasil em homenagem à data. Essa é uma edição especial do evento, que neste ano completa 30 anos. “O nosso objetivo é valorizar as trabalhadoras com um dia especial e chamar atenção da sociedade para a importância do setor e destas profissionais, mas muitas vezes invisíveis”, explicou Manassés Oliveira, presidente da federação.
Na primeira edição, 35 trabalhadoras foram para Vila Velha, em Ponta Grossa, e em outra oportunidade foi realizado um passeio de trem para Morretes, também no Paraná. O evento cresceu, o grupo se multiplicou e, em todas as demais datas, até o ano de 2023, o encontro aconteceu em Praia de Leste, no litoral do estado paranaense.
Quem são elas
O setor de asseio e conservação no Paraná engloba mais de 80 mil trabalhadores, predominantemente mulheres, muitas delas chefes de família. Apesar de receberem um dos maiores pisos salariais para suas funções no Brasil, a baixa remuneração ainda limita o acesso a atividades de lazer e espaços turísticos, embora muitas dessas profissionais desempenhem papel essencial na higienização desses ambientes.
Fonte: Assessoria URbia Cataratas