Além dos esportes tradicionais, Foz do Iguaçu desponta nos cenários nacional e internacional em novas práticas desportivas. A equipe de Footgolf da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) conquistou, entre os dias 24 a 26 de novembro, em Itapema/SC, o bicampeonato brasileiro da modalidade.
O título foi conquistado na Copa Brasil de Footgolf, que contou ainda com a participação de equipes de Campo Largo, Cafelândia e Pelotas/RS, consideradas as melhores do país. Com a mais nova vitória, Foz do Iguaçu garante uma vaga na Copa Libertadores 2024, maior competição da América do Sul, com data a ser definida.
A conquista mostra uma ascendência na potencialidade da equipe, que foi ouro na edição de 2021 e prata, no ano passado.
“É mais uma vitória importante para a modalidade porque sempre dá visibilidade e gera um crescimento maior do esporte, com a captação de novos atletas, além de inserir Foz do Iguaçu como excelência na formação de novas modalidades”, comentou Mario Sergio Rodrigues, técnico desportivo júnior da SMEL e capitão da equipe iguaçuense.
Individuais
Além dos jogos em equipes mistas, a competição também contou com disputas individuais, com títulos para os atletas iguaçuenses Carla Bó, na categoria feminina e Max Brustolin, na categoria master.
Ao todo, a Copa do Brasil contou com a participação de 100 atletas, sendo 25 da seleção campeã de Foz do Iguaçu. O footgolf pode ser praticado nas categorias individual, duplas ou por equipes.
Apoio
A equipe conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e os treinos acontecem nos campos de footgolf no Jardim Copacabana e nas dependências do Wish Resort, na Avenida das Cataratas. Atualmente, a Liga Iguaçuense da modalidade conta com 60 atletas.
Footgolf
O footgolf existe desde 2000 e é praticado em mais de 50 países. O jogo de FOOTGOLF consiste em chutar a bola de um ponto de partida (tee) e aguardar a bola parar para chutar novamente. Este processo é repetido até que a bola caia no buraco ou atinja o buraco. Isto é repetido para todos os buracos do campo.
O campo deve ter no mínimo 9 buracos e no máximo 18, distribuídos em um caminho natural. Vence o desafio o jogador ou equipe que completar as jogadas do campo, atingindo todos os buracos com o menor número de chutes.
Pode ser jogado de forma individual ou em equipes masculinas, femininas ou equipes mistas. O jogo é independente de faixa etária.
Fonte: PMFI