Integrantes de colégios cívico-militares do Paraná foram homenageados no Plenário da Assembleia Legislativa (Alep) ontem terça-feira (3) em uma sessão solene em comemoração à Semana da Pátria. O autor da proposição foi o líder do Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação, deputado Batatinha.
A chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cristiane Jakymiu, disse que ser homenageado na Assembleia simboliza a importância que a modalidade de ensino tem para a sociedade paranaense.
“Estarmos aqui só confirma o quanto esses colégios têm se destacado diante da educação paranaense, o quanto têm dado resultado e como têm sido orgulho para as comunidades no entorno onde eles estão localizados”, afirmou Cristiane. “A aprendizagem desses estudantes mudou o perfil da escola, o entendimento da aprendizagem, a organização pedagógica, o que proporcionou a melhoria do desempenho dos nossos estudantes com um acompanhamento muito direto”.
Ela explicou que o trabalho nas escolas é dividido entre os militares e os técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), que fazem o acompanhamento pedagógico nas instituições. “A logística funciona muito bem. O relato que nós temos é de que os professores conseguem planejar e ministrar as suas aulas enquanto outra equipe organiza o espaço. É uma mudança de comportamento também dos nossos estudantes e a família entende que o aluno está indo para uma escola diferente”, disse.
O coordenador militar estadual do programa, coronel Vanderley Rothenburg, ressaltou que a cerimônia na Assembleia Legislativa é o reconhecimento de um trabalho que já vem ocorrendo. “Contamos atualmente com 312 instituições de ensino nessa modalidade. E para nós, policiais militares da reserva, é motivo de alegria e satisfação porque nosso trabalho está sendo notado, e, mesmo na reserva, podemos continuar contribuindo como diretores ou monitores com esse trabalho integrado e importante melhorando a educação dos nossos alunos”, disse.
“Nós temos uma série de atividades realizadas pelos alunos no ambiente escolar e poder trazer isso para dentro da Assembleia Legislativa é motivo de orgulho por um trabalho desenvolvido a várias mãos, não só para os policiais militares que integram o programa, mas pelos diretores, pelos professores, pelos funcionários e também pela comunidade escolar”, afirmou.
A estudante Bianca Valentina Vandresen Alves, do 8º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar República Oriental do Uruguai, de Curitiba, disse que a sensação de segurança está entre os principais diferenciais de seu colégio. “No meu colégio, tem muitas coisas diferentes, como por exemplo cantar e aprender mais sobre o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, mas eu fico feliz também com a disciplina e a segurança lá dentro”, afirmou.
PROGRAMA – Viabilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o programa foi instituído pela pela Lei Estadual nº 21.327 de 20 de dezembro de 2022 e tem como principal objetivo ofertar educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos.
Fonte: AEN