noticias957 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Câmara de Foz

Associação Pegasus é reconhecida como de Utilidade Pública e pode ampliar terapias para crianças com TEA e outras condições

nstituição realiza equoterapia com crianças e adolescentes de forma gratuita

Publicada em 16/04/2025 às 12:55h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Associação Pegasus é reconhecida como de Utilidade Pública e pode ampliar terapias para crianças com TEA e outras condições
 (Foto: Christian Rizzi/ CMFI)


A Casa de Leis de Foz do Iguaçu aprovou na sessão da última terça-feira, 15 de abril, a declaração de Utilidade Pública da Associação Pegasus. A instituição realiza a promoção da inclusão e o desenvolvimento social com avanços em aspectos motores, emocionais, sociais e cognitivos de crianças e adolescentes, utilizando a equoterapia e terapia integrativa, atendendo o público de forma gratuita. Com a declaração de utilidade pública, a instituição poderá receber subvenção social. 

“Ao visitar a entidade, pude observar no rosto das crianças e dos pais a grande transformação que um trabalho desse fez”, disse o proponente do projeto, vereador Bosco Foz (PL). O parlamentar também ressaltou o objetivo de transformar a prática da instituição em política pública para o município. “Eu pretendo que vire uma política pública de tratamento de terapia para as crianças do Transtorno do Espectro Autista e outras condições”.

A associação Pegasus é uma entidade sem fins lucrativos, oferece terapias assistidas com cavalos e práticas integrativas às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Física (PCD). “Hoje demos um grande passo para que isso aconteça e fazer história na questão de saúde de Foz”, finalizou a fundadora da Associação, Solange Bonato.

A instituição adota um modelo terapêutico inovador e interdisciplinar, combinando diferentes abordagens científicas e complementares para otimizar os resultados no desenvolvimento físico, mental e social, tais como: Equoterapia (Terapia Assistida por Cavalos); Ecoterapia; Reiki Usui e Terapias Integrativas.

Essas práticas se baseiam em estudos e diretrizes reconhecidos por órgãos como a Federação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. O projeto foi aprovado e agora aguarda sanção do Poder Executivo. 

 

Fonte: CMFI




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo