noticias644 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Câmara de Foz

Reorganização administrativa da Câmara recebe aprovação plenária

Projeto que trata da reestruturação do Executivo recebe emendas que estão sob análise

Publicada em 08/01/2025 às 14:01h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Reorganização administrativa da Câmara recebe aprovação plenária
 (Foto: CMFI)


As Vereadoras Yasmin Hachem (PV) e Valentina Rocha (PT) votaram contra os projetos que versam sobre a reorganização do Legislativo, pontuando que haveria outra forma de resolver os problemas apontados.
“Com relação às assessoras gestantes, acho que precisamos buscar solução definitiva pra isso. A questão da Diretoria de Cerimonial, a Câmara não tinha essa demanda gigantesca, foi sendo criada com tempo e agora é preciso resolver. Então na minha opinião era preciso reduzir os títulos, os prêmios. Sobre a segurança física e digital, o setor que faz a segurança digital é impecável e a atenção maior na segurança física é algo que sempre falei. Minha contrariedade ao projeto não é a motivação, mas o formato”, pontuou a vereadora Yasmin Hachem (PV).

A vereadora Anice (PP) defendeu principalmente o reforço da área de segurança física do Legislativo, uma vez que a Casa já foi alvo de furtos. “A questão da segurança é necessária. Por isso temos de tomar as providências. Em relação ao cerimonial, acho muito importante termos esse aporte”, pontuou.

O vereador Dr. Ranieri (Republicanos) também se manifestou na tribuna. “Com relação à criação dos cargos, são demandas que têm origem anteriormente e a solução do problema está amparada na lei já escrita. O cargo de segurança, eu tenho certeza que se fizéssemos questionamento aqui no plenário apontariam que não há segurança física aqui. Com relação ao cerimonial, a Câmara criou a demanda, mas não a solução, sobrecarregando servidores que poderiam estar cuidando melhor da comunicação”. O vereador Evandro também votou contrário às matérias em pauta.

Diretoria de Cerimonial

Está sendo criada a Diretoria de Cerimonial, uma vez que a Diretoria de Comunicação não supre mais todas as demandas do setor, considerando que abarca: assessoria de imprensa, eventos, mídias sociais, publicidade e contratações da área. Essa foi uma demanda dos próprios servidores efetivos, devido à defasagem de pessoal. Cabe salientar que, na última Legislatura (2021/2024) foram criados 10 (dez) eventos a serem realizados pela Câmara além dos já existentes, através das Leis nº 5165/2022, nº 5163/2022, nº 5329/2023, nº 5330/2023, nº 5464/2024, 5.463/2024, nº 5422/2024, nº 5421/2024, nº 5462/2024 e nº 4182/2014.

Chefias de Gabinete

Estão sendo criadas excepcionalmente duas chefias de gabinete para abarcar duas assessoras da gestão anterior que estão gestantes, garantindo assim, a estabilidade constitucional das mesmas nesse período.

Desmembramento da Diretoria de Tecnologia

A Diretoria de Tecnologia, antiga Diretoria de Segurança Física e Digital, está sendo apenas desmembrada, considerando que as recentes modernizações do Legislativo demandaram a separação das atividades, uma vez que a Casa avançou com agilidade e transparência na tramitação de documentação toda para o digital, instalação de sistema anti-hacker, visto que em 2018 o sistema do Legislativo sofreu ataque e houve perda de diversos documentos, além de outras diversas melhorias no ambiente tecnológico. Também houve a implementação da assinatura eletrônica de todos os processos e redução de gastos com impressões. Diante de todas as mudanças, a segurança física da Casa, setor que precisa de atenção especial, ficará agora sob a responsabilidade de Departamento específico.

Ouvidoria

No que tange ao Poder Legislativo, também foi lido o projeto de lei 146/2024, que versa sobre a restruturação das funções do ouvidor parlamentar da Casa. O objetivo é aprimorar o funcionamento do órgão, após levantamento interno realizado que apontou para a necessidade de adequação na legislação e nas funções. Também avançou o trâmite do projeto de resolução nº 12/2024, que trata sobre a organização e o funcionamento da Ouvidoria Parlamentar e do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) da Câmara, que é vinculado à ouvidoria. A matéria estabelece diretrizes claras e padronizadas para a organização e o funcionamento do setor, alinhando-se, ainda, à Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011. Referida reformulação não muda a estrutura administrativa, não gerando despesas financeiras.

Reorganização administrativa do Executivo recebe emendas

Com relação ao projeto de lei 01/2025, que versa sobre a reorganização do Poder Executivo, as vereadoras Yasmin Hachem e Valentina Rocha (PT) entraram com duas emendas. Uma das alterações proposta pela emenda 01/2025 propõe aumento do percentual mínimo de cargos comissionados por servidores de carreira, passando de 20% a 30% concomitantemente, a serem ocupados por servidores de carreira.

A outra emenda ao PL 01/2025 fixa que o titular da Diretoria Técnica descrita no inciso II (que está inserida na secretaria municipal de esporte e lazer) deverá comprovar o regular registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física – CREF. As duas emendas estão sob análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Fonte: CMFI




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (45) 99946-0698
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo