Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira, 20 de fevereiro, os vereadores de Foz do Iguaçu apresentaram uma série de requerimentos para solucionar questões urgentes e que afetam diretamente a sociedade. Dentre os principais temas dos pedidos de providências da prefeitura e de outros órgãos destacam-se a problemática do aumento da população em situação de rua, reclamações sobre serviços de saúde e as constantes quedas de energia afetando várias regiões da cidade.
Moradores de rua
O vereador Ney Patrício liderou as demandas relacionadas à situação de rua, apresentando os requerimentos de números 88, 90, 91 e 94 de 2024. Essas solicitações cobram informações detalhadas das secretarias municipais de Segurança Pública; Trabalho, Juventude e Capacitação; Saúde; e Assistência Social sobre as ações tomadas em atenção à população em situação de rua.
Em atendimento a outro requerimento (613/2023), de autoria do Presidente da Câmara, João Morales, será realizada uma audiência pública na Casa de Leis para debater a problemática reunindo diversos setores. O evento está agendado para o dia 16 de abril, às 09h, no Plenário da Câmara. Todos os interessados estão convidados a comparecer presencialmente e também poderá enviar seus questionamentos por meio do link (https://bit.ly/3xdzwkx).
Quedas de energia
O vereador Rogério Quadros trouxe à tona as preocupações com a instabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade, citando um dos casos recentes que ocorre na rua Javaé, no Bairro América. Ele apresentou o Requerimento nº 109/2024, direcionado à Gerência Regional da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, solicitando as informações.
Reclamações na saúde
No que diz respeito à saúde, diversos vereadores se pronunciaram sobre as falhas nos serviços prestados aos munícipes. O vereador Márcio Rosa, requereu informações ao Prefeito Municipal sobre o processo de agendamento de consultas na especialidade de otorrinolaringologia, conforme especificado no Requerimento nº 142/2024.
O vereador Galhardo apresentou os requerimentos nºs 99, 101 e 102 de 2024 direcionados ao Prefeito Municipal, abordando questões como a realização de cirurgias ortopédicas; a falta de medicamentos na rede municipal de saúde; e a demora na transferência de pacientes para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Todos os requerimentos aprovados serão enviados às autoridades citadas para que, obrigatoriamente, no prazo máximo de até 30 dias, apresentam as manifestações oficiais e providências adotadas.
Fonte: CMFI