Pular para o conteudo
Ao vivo --:-- ha 7h  Batida entre micro-ônibus da Saúde e caminhão mata 23 na BR-373, no Paraná
Política

Marcio Pacheco celebra decisão histórica do Conselho de Ética da ALEP

Por maioria, colegiado aprova suspensão de prerrogativas do deputado Renato Freitas; medida segue agora para CCJ e plenário

Foz Ao Vivo 02/07/2025 as 10:57
Compartilhar

O deputado estadual Marcio Pacheco celebrou nesta terça-feira (1º) um momento histórico no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Pela primeira vez, o colegiado aprovou uma punição efetiva a um parlamentar, determinando a suspensão das prerrogativas regimentais do deputado Renato Freitas pelo prazo de 30 dias.

Segundo Pacheco, a decisão só foi possível graças ao seu voto em separado, apresentado após o primeiro relator do processo ter sugerido o arquivamento. Ao se opor à proposta, o parlamentar defendeu uma suspensão de 60 dias, argumento que acabou sendo considerado pela nova relatora.

“Hoje é um dia histórico. Desde que cheguei à Assembleia Legislativa, há mais de dez anos, nunca vimos uma punição como essa ser aprovada pelo Conselho de Ética. Sinto o dever cumprido, pois, em 2 de junho, quando houve o pedido de arquivamento do processo contra o deputado Renato Freitas, eu me manifestei contra e defendi que houvesse, sim, uma punição. E foi o que aconteceu”, declarou Pacheco.

Agora, a decisão do Conselho será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, ao plenário da ALEP, que irá ratificar ou não a penalidade.

Votação no Conselho

    • A favor da suspensão: Thiago Bührer, Artagão Junior, Marcio Pacheco, Marcia Huçulak 

    • Contrário: Dr. Antenor 

    • Abstenções: Delegado Jacovos (presidente do Conselho) 

    • Autor da representação: Delegado Tito Barrichello (não vota) 

Também participaram da reunião o procurador da ALEP, André B. Silva, e o advogado do representado, Edson Vieira Abdala.

Fonte Assessoria

Compartilhe esta noticia

Leia tambem