Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 10h  Sete dos 32 ovos apreendidos em Foz já nasceram
Mobile Zone
NewZone
Câmbio
Dólar compra5,050 venda5,600 Guarani compra1130 venda1135 Peso argentino compra0,0026 venda0,0039 Dólar no Paraguai compra5730 venda5820 Atualizado hoje, 11:23
Prefeitura

Estudo mapeia 18 mil pessoas com deficiência em Foz do Iguaçu e orienta políticas públicas

Foz Ao Vivo 07/10/2025 às 13:00
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Assistência Social lança a 3ª edição do Observatório da Vigilância Socioassistencial, intitulada “Panorama da Pessoa com Deficiência (PcD) no Município de Foz do Iguaçu”.

O estudo apresenta um diagnóstico sobre a situação das pessoas com deficiência no município, reunindo dados sobre acesso a serviços, políticas públicas e inserção no mercado de trabalho. A publicação tem como objetivo subsidiar o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência (PMPCD) e fortalecer as ações voltadas à inclusão e garantia de direitos.

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,9% da população brasileira com 2 anos ou mais possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 18,6 milhões de pessoas.

No Paraná, essa proporção acompanha a média nacional: entre os 11,4 milhões de habitantes com 2 anos ou mais, 1.016.227 declararam ter algum tipo de deficiência, também representando 8,9% da população estadual nesse perfil.

No município de Foz do Iguaçu, com uma população de 279.044 pessoas de 2 anos ou mais, estima-se que aproximadamente 18.059 indivíduos apresentem algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 6,5% do total populacional.

O documento foi apresentado no dia 07 de outubro, durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e, a partir de agora, será divulgado à sociedade.

A análise destaca a importância de políticas integradas e do uso de informações qualificadas para promover uma cidade mais acessível, justa e inclusiva.

Confira a terceira edição do Observatório da Vigilância Socioassistencial pelo link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-1650

Compartilhe esta notícia

Leia também