Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 6h  Sete dos 32 ovos apreendidos em Foz já nasceram
Mobile Zone
NewZone
Câmbio
Dólar compra5,050 venda5,600 Guarani compra1130 venda1135 Peso argentino compra0,0026 venda0,0039 Dólar no Paraguai compra5730 venda5820 Atualizado hoje, 11:23
Prefeitura

CCZ amplia áreas de vacinação contra a raiva no formato casa a casa

A partir de segunda-feira (04), equipes estarão no Morumbi, Portal da Foz, Jardim Califórnia, Porto Belo, Morenitas e Jardim Boa Esperança

Foz Ao Vivo 29/02/2024 às 12:37
Compartilhar

O Centro de Controle de Zoonoses vai ampliar as áreas de atendimento para a vacinação contra a raiva de cães e gatos no formado casa a casa. A partir de segunda-feira (04), as equipes estarão nas regiões Leste (para conclusão do Morumbi e Portal da foz), Norte (Jardim Califórnia e Porto Belo) e Sul (Jardim Boa Esperança e Morenitas) das 8h30 às 13h30. 

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nestes bairros, que concentram o maior número de casos de raiva em morcegos. 

“A vacinação casa a casa é uma complementação das etapas que iniciamos em outubro do ano passado, com os pontos fixos pelos bairros e a vacinação na sede do CCZ, que se mantem de segunda a sábado. Não haverá vacinação casa a casa por toda a cidade, apenas nas áreas que concentram casos de morcegos positivos para a raiva”, reforçou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes. 

Em 2023, foram encontrados 40 animais com a doença e em 2024 já são 6 casos confirmados de raiva em morcegos. A expectativa do CCZ é imunizar pelo menos 40 mil cães e gatos. Até agora foram 21.500 doses aplicadas. 

Transmissão

Todos os mamíferos podem adquirir a raiva, mas dentro da área urbana, cães, gatos e seres humanos são os mais suscetíveis. A transmissão se dá quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo da vítima através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Por esse motivo, a vacinação em cães e gatos é a maneira mais segura para prevenir a doença.

Vacinação na sede do CCZ

Moradores podem levar seus animais até a sede do CCZ, na avenida Maceió, 1511, no Jd Ipê, para receber a vacina contra a raiva. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h30 às 13h30. 

Chame o CCZ sempre que:

– Encontrar um morcego dentro de casa, pousado em local baixo ou caído no chão.

– Um cão ou gato tenha tido contato direto com morcego (brincou, caçou, mordeu, comeu, etc).

– Um cão ou gato que esteja com o comportamento suspeito de raiva.

– Telefones: 21058730 e 999974448.

Fonte: PMFI

Compartilhe esta notícia

Leia também