Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 11h  Mulher afastada do trabalho por violência doméstica pode receber do INSS por até seis meses
NewZone
Mobile Zone
Câmbio
Dólar compra5,160 venda5,230 Guarani compra1105 venda1130 Peso argentino compra0,0027 venda0,0036 Dólar no Paraguai compra5800 venda5855 Atualizado hoje, 16:12
Câmara de Foz

Câmara de Foz oficializa apoio à PEC que transforma Guarda Municipal em Polícia Municipal

Moção de Apoio reconhece a importância e vantagens de elevar constitucionalmente a Guarda à condição de polícia

Foz Ao Vivo 21/03/2024 às 09:38
Compartilhar

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu manifestou apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 57/2023, em tramitação no Congresso, que busca alterar os artigos 40 e 144 da Constituição Federal para incluir as guardas municipais no rol das polícias constitucionalmente estabelecidas. A Moção de Apoio, de iniciativa do vereador Kalito Stoeckl (PSD), foi aprovada em sessão, por unanimidade. O documento destaca o reconhecimento das guardas municipais, ressaltando a eficiência e pronta atuação na segurança. A inclusão das guardas municipais como órgãos de segurança pública, altera, inclusive, os critérios de aposentadoria para garantir igualdade e reconhecendo dos riscos e desafios enfrentados por esses profissionais na atuação diária.

O vereador Kalito destacou a importância da PEC: “O Projeto de Emenda traz a devida atenção, o reconhecimento aos guardas municipais e altera inclusive o artigo 40 da Constituição, que trata do regime de previdência desses servidores. Então, é, acima de tudo, um reconhecimento a uma função, a uma categoria que trabalha muito pela sociedade e não tem a devida atenção das autoridades”.

Para o vereador Cabo Cassol (Podemos), “temos sim que pressionar em Brasília nossos deputados federais, que são eles que tem o poder na mão para transformar essa PEC e trazer para a Guarda Municipal o seu devido valor que ela merece pelo excelente trabalho que presta nos municípios Brasil afora”.

O vereador Rogério Quadros (PTB) destacou a importância do apoio para impulsionar a PEC: “Todos nós sabemos do relevante serviço prestado pelas guardas municipais. E essa PEC há anos vem sendo debatida no Congresso. Essa Moção de Apoio aqui na Câmara é no sentido de demonstrar nosso posicionamento favorável para que ela possa ser aprovada no Congresso”.

Marcelo Yarid Enriquez, Diretor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, enfatizou a necessidade de se fazer justiça em defesa das guardas municipais em todo o país. “Justiça que se faz com as guardas municipais, não só de Foz do Iguaçu, mas como de todo o Brasil, porque hoje na maioria dos municípios, ela depende da segurança pública municipal”. A Moção, aprovada pela Câmara Municipal, será encaminhada aos representantes do município no Congresso Nacional em favor da aprovação da Emenda Constitucional.

Fonte: CMFI

Compartilhe esta notícia

Leia também