Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 12h  Mutirão de limpeza instala 34 caçambas gratuitas na região Centro-Norte de Foz
Mobile Zone
NewZone
Câmbio
Dólar compra5,030 venda5,100 Guarani compra1115 venda1145 Peso argentino compra0,0026 venda0,0036 Dólar no Paraguai compra5670 venda5775 Atualizado 23/10 às 10:46
Ciência e Tecnologia

Falta de energia compromete sistema de ventilação e mata 30 mil frangos em aviário

Foz Ao Vivo 02/07/2026 às 08:23
Compartilhar

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica causou a morte de cerca de 30 mil frangos em um aviário localizado na Colônia Melissa, na zona rural de Cascavel, no Oeste do Paraná, durante a madrugada de terça-feira (30). O produtor rural estima um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil e afirma que a falta de energia paralisou o sistema de ventilação, indispensável para manter as condições adequadas dentro do galpão.

O avicultor registrou a situação dentro do aviário e cobrou providências da Copel.

“Olha aí. De novo falta de energia. Meu Deus do céu! Trinta mil aves perdidas por causa da Copel, de novo!”, desabafou.

Na avicultura industrial, os sistemas de ventilação funcionam continuamente para controlar a temperatura, a umidade e garantir a renovação do ar nos aviários. Quando há interrupção no fornecimento de energia, ventiladores e exaustores deixam de operar, fazendo com que a temperatura interna aumente rapidamente.

Em galpões com grande concentração de aves, esse cenário pode provocar estresse térmico e redução da oxigenação em poucos minutos, resultando na morte de grande parte do plantel.

Segundo o produtor, foi exatamente o que ocorreu durante a madrugada, quando a queda de energia interrompeu o funcionamento do sistema de climatização.

Copel atribui problema a descarga atmosférica

Em nota, a Copel informou que o fornecimento de energia foi restabelecido ainda durante a madrugada de terça-feira. De acordo com a concessionária, a interrupção foi causada pelo rompimento de um cabo da rede elétrica após a incidência de uma descarga atmosférica.

A empresa informou ainda que a ocorrência afetou 169 unidades consumidoras da região. Para normalizar o abastecimento, foram necessárias manobras na rede, o que provocou oscilações momentâneas no fornecimento de energia.

Segundo a Copel, equipes continuam trabalhando no local para garantir a estabilização completa do sistema elétrico.

Fonte:O Presente Rural

Compartilhe esta notícia

Leia também