Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 12h  Mulher afastada do trabalho por violência doméstica pode receber do INSS por até seis meses
NewZone
Mobile Zone
Câmbio
Dólar compra5,160 venda5,230 Guarani compra1105 venda1130 Peso argentino compra0,0027 venda0,0036 Dólar no Paraguai compra5800 venda5855 Atualizado 03/10 às 16:12
Câmara de Foz

Audiência pública reivindica repasse de parte da receita do Parque Nacional do Iguaçu

O requerimento de autoria do vereador Bosco Foz pede que parte dos 7% da arrecadação do estado fique no município

Foz Ao Vivo 14/02/2025 às 17:40
Compartilhar

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira, 11 de fevereiro, foi aprovado o requerimento 60/2025, de autoria do vereador Bosco Foz (PL). A proposição trata do pedido de realização de uma audiência pública para discutir a possível destinação de parte das receitas operacionais do Parque Nacional ao município de Foz do Iguaçu, diante da recente decisão judicial que beneficiou o Estado do Paraná como titular de parte da área do PNI que integra as Cataratas do Iguaçu e também Hotel das Cataratas.

O texto do requerimento aponta que a justiça federal (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que acatou os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná), reconheceu o estado do Paraná como proprietário de uma área de aproximadamente 1.085 hectares do Parque Nacional do Iguaçu, incluindo o trecho das Cataratas do Iguaçu. Com a nova determinação, 7% da arrecadação da bilheteria do parque, que antes ia para a ICMBIO, agora será destinada para o Estado. A proposta seria que uma parte desse percentual fosse destinado para Foz do Iguaçu, devido à sua localização e integração com o Parque Nacional.

A audiência tem como objetivo esclarecer os impactos da decisão judicial para o município, discutir alternativas para que parte da arrecadação seja direcionada para Foz, ouvir as autoridades e entidades envolvidas no setor turístico sobre a viabilidade da proposta e encaminhar propostas formais à Assembleia Legislativa do Paraná e ao Governo Estadual.

O vereador Bosco Foz, autor do requerimento, explicou a motivação da proposição: “Eu chamei uma audiência pública para a gente discutir um mecanismo, um dispositivo que viabilize que parte desses 7% venha para Foz do Iguaçu para que haja aplicação no próprio turismo, na preservação ambiental e em outras questões do município”, completou. A data do evento ainda será definida pela Diretoria de Cerimonial da Casa de Leis.

Fonte: CMFI

Compartilhe esta notícia

Leia também