Pular para o conteúdo
Ao vivo --:-- há 11h  Mulher afastada do trabalho por violência doméstica pode receber do INSS por até seis meses
NewZone
Mobile Zone
Câmbio
Dólar compra5,160 venda5,230 Guarani compra1105 venda1130 Peso argentino compra0,0027 venda0,0036 Dólar no Paraguai compra5800 venda5855 Atualizado hoje, 16:12
Câmara de Foz

Presidente da Câmara quer o acompanhamento do GAECO na CPI do Transporte Público em Foz

Foz Ao Vivo 22/05/2024 às 11:01
Compartilhar

A Câmara de Foz do Iguaçu definiu nesta terça-feira, 21 de maio, a composição da CPI do transporte coletivo que ficou assim definida: Kalito Stoeckl (PDT) Presidente; Edivaldo Alcântara (PSDB) Relator; e Alex Meyer (PP) membro. Com a mudança recente, aprovada em plenário pela maioria dos vereadores, o regimento interno da Casa passou a prever que “os membros das comissões serão indicados pelos líderes de bancada partidária ou de blocos partidários, respeitando o princípio da proporcionalidade. (…) E o disposto deverá ser aplicado às comissões já criadas, mas ainda não instaladas” – que era o caso da CPI do Transporte.

Desta forma, um bloco formado pelos partidos PSD, PDT e PV indicou o vereador Kalito Stoeckl para compor a Comissão. Outros dois blocos foram formados (PP e PSDB; e PL, União Brasil e Podemos). Entretanto, com a ausência de dois vereadores no plenário: Dr. Freitas (PSDB) e Marcio Rosa (PL) – em viagem a definição dos outros dois nomes foi para sorteio, respeitando a proporcionalidade dos partidos. Para o sorteio ficaram os nomes de Galhardo (PL) Edivaldo Alcântara (PSDB), Alex Meyer (PP) e Ney Patrício (Podemos). Foram sorteados Edivaldo Alcântara (PSDB) e Alex Meyer (PP) completando a composição junto com Kalito.

Após reunião entre os membros da CPI as funções foram definidas. “Temos muito trabalho pela frente, mas queremos trazer resultados em curto período de tempo. O grande trabalho nosso vai ser chamar as pessoas certas para serem ouvidas aqui. A gente precisa fazer uma investigação séria, coerente e principalmente com a participação da população”, enfatizou o vereador Kalito, presidente da CPI.

*Presidente da Câmara pede acompanhamento do GAECO*

 O presidente da Câmara, João Morales, que desde o ano passado propôs a investigação defendeu acompanhamento de órgãos externos.  “A CPI remonta de setembro do ano passado. Esperamos que ela aconteça a contento, mas precisamos que órgãos como GAECO e Gepatria estejam conosco. Esperamos resultado, o que não pode é a população continuar sofrendo. Houve um contrato e agora outro, mas que não atende a necessidade dos usuários. E se há irregularidades, que sejam apuradas e apontadas as responsabilidades”, disse Morales.

No caso da CPI proposta pelo presidente da Casa e aprovada pelos demais vereadores, o objetivo é apurar indícios de irregularidades na contratação do serviço de transporte coletivo, questionando o processo de decretação de caducidade do anterior e assinatura do atual contrato. A partir da instalação, a CPI terá prazo de 180 dias para apresentar o relatório final.

*CPI definida após mudança na regra na composição*

A proposta do presidente do Legislativo, vereador João Morales (União Brasil), buscou possibilitar a implantação e funcionamento da CPI do transporte, que estava paralisada porque havia cinco comissões especiais em andamento. Resolvida essa questão, emendas apresentadas ao texto original alteraram o critério para indicação da composição dos membros.  Antes, a Presidência nomeava “assegurando tanto quanto possível a representação proporcional dos Partidos com assento na Casa”. Quando da criação da CPI, em setembro do ano passado e utilizando essa regra, foram nomeados Marcio Rosa, Galhardo e Protetora Carol. Com a aprovação das emendas pelo voto da maioria do plenário em sessão no último dia 10, essa composição foi alterada.

Fonte: CMFI

Compartilhe esta notícia

Leia também